Pular para o conteúdo principal

Coronavírus e as Pequenas Empresas: o que fazer?

Coronavírus e as Pequenas Empresas: o que fazer?

                                                                                                                                                         Acompanhe em PODCAST


Olá, eu sou Mauricio Chiecco, 
criador do Programa Alavancar!

Estamos vivendo uma drástica situação pandêmica causada pelo COVID-19, que se agrava por desestabilizar a economia mundial e, certamente, a brasileira. 
Coronavírus e as pequenas empresas: o que fazer?
Diante desta condição os pequenos negócios acabam por sofrer com maior intensidade o impacto negativo, uma vez que são mais vulneráveis à oscilações de curto e médio prazo. Clique e acesse um curso gratuito de Gestão Empresarial.


Diante desta realidade, o que é possível fazer para salvar nossos empreendimentos?

Não há uma resposta exata para este questionamento, e se você ouvir alguma solução milagrosa, não caia em ciladas. O que mais afeta este cenário, é que não temos cenários exatos, compreende? Não há perspectivas assertivas sobre prazos, condições e consequências ao setor econômico mundial. Contudo podemos auxiliar as micro, pequenas e médias empresas em atitudes preventivas e estratégicas diante desta drástica realidade causada pela disseminação do coronavírus.   Clique e acesse um curso gratuito de Gestão Empresarial.

4 passos para a pequena empresa reagir diante da crise

Não há milagres. O passo a passo apresentado a seguir é uma sequência de atitudes que os empreendedores podem adotar para que aprofundem o conhecimento de suas condições, de seu setor e do mercado em geral, permitindo a adoção de estratégias pensadas para uma reação, deixando de lado ações desesperadas neste momento tão drástico. Cadastre-se no Blog.

Passo 1 - Pesquisar e Diagnosticar

Sem as informações corretas e assertivas não sairemos do lugar, ou pior, seremos conduzidos ao abismo da alienação decisória. Recomenda-se que cada empresa, utilizando seus talentos, crie imediatamente sua própria central de dados para que possa coletar, armazenar e analisar as informações com profissionalismo. Fugir das fake news e dar espaço às fontes confiáveis: essa é a ideia.

Monte sua central em planilhas do Excel, ou software similar de seu acesso, organizando informações que possam de fato sustentar decisões seguras. Transformem essa coleta numa atitude longitudinal, ou seja, periódica. Por conta das rápidas mudanças que o Coronavírus no mundo informacional tem gerado, realizem suas coletas semanalmente. Desta forma cada empreendimento poderá compreender a realidade a sua volta em tempo real e com análises tendenciais, comparativas. 

Conheça o curso Pesquisa de Mercado!

Recomendo que dividam essa busca de dados na seguinte estrutura: 

a) Dados internos do negócio
Trata-se de registrar semana a semana a realidade dos números empresariais, um verdadeiro diagnóstico para compreender tecnicamente o tamanho e a dimensão das condições. 

b) Informações sanitárias e restritivas
Acompanhar cada passo das decisões sanitárias e restritivas nacionais, a fim de agir com técnica, segurança e coerência às orientações oficiais.

c) Informações de apoio governamental   
Uma série de medidas econômicas e sociais tem sido planejadas e divulgadas nas 3 esferas governamentais: federal, estaduais e municipais. Não nos compete avaliar ou julgar tais ações, mas sim conhecê-las, compreendê-las e fazer uso dos benefícios, se viável.

d) Informações mercadológicas e econômicas gerais
Várias plataformas, sites e fontes jornalísticas tem atualizado diariamente os números mais relevantes para que o mercado se atualize das informações gerais e/ou genéricas que envolvem o seu negócio e todos os demais.

e) Informações mercadológicas e econômicas setoriais
Tal como no grupo anterior, diversas plataformas, sites e organizações comerciais estão monitorando dados em tempo real sobre setores específicos. Possivelmente o seu ramo também tenha dados disponíveis. Procure, registre e analise.

Passo 2 - Analisar e 

Calcular com a SWOT 8Q


Você sabia que todas as informações que você coletar e armazenar podem ser devidamente correlacionadas e calculadas, demonstrando em números a situação de viabilidade do negócio? Sim, isso é possível. Existem diversas ferramentas de gestão que permitem essa ação, trazendo 100% de técnica e profissionalismo às decisões empresariais, especialmente em meio ao caos. A SWOT 8Q é uma ferramenta autoral e exclusiva, que desenvolvi ao longo de vários anos de trabalho em campo na realidade empresarial brasileira. Basta inserir as informações que você coletar, classificar esses dados, ponderá-los e a máquina fará o resto: demonstrar em números a viabilidade do negócio e, se viável, os direcionamentos estratégicos a serem adotados para dar a volta por cima. 
Conheça o curso SWOT 8Q! 

Passo 3 - Planejar a reação estrategicamente



É possível que, conforme o desenrolar das condições pandêmicas e econômicas causadas pelo CORONAVÍRUS, seus números sejam irreversíveis. E sim, essa realidade assolará muitos empreendedores, muitos setores e não posso simplesmente suavizar essa possibilidade. Mas há esperança, e tal esperança se dá em números e tendências. As previsões apontam que em médio prazo (cerca de 3 a 5 meses) a normalidade será gradualmente restabelecida no mundo e tudo voltará a girar. No desejo de que todos estejamos de pé e com cabeça erguida para recomeçar, o Planejamento Estratégico será um divisor de águas aos que querer prosperar. 

Conheça o curso Planejamento Estratégico!

No mundo da Gestão Empresarial, o Planejamento Estratégico é a técnica da administração que possibilita uma organização coerente dos objetivos, estratégias e ações. Em meio à crítica condição provocada pela pandemia do COVID-19, se não profissionalizarmos nossas ações o risco de ruptura pós CORONAVÍRUS é muito elevado. Cada passo a ser dados carece de pensamento, análise, reflexão... cálculo! 

Passo 4 - MKT Digital e Fidelização

Nunca se evidenciou tão nitidamente a necessidade do mundo virtual para potencializar nossas operações empreendedoras. Sim, o Marketing Digital pode ser a chave de sucesso para milhões de negócios mundo afora e, certamente, os brasileiros. Mesmo que o negócio seja físico, há inúmeras alternativas digitais para que se crie uma cadeia comercial de sucesso. Se aprofunde, conheça e desenvolva. 



Tal como na rotina física, o ambiente virtual possui suas ruas, estradas e demais vias por onde percorrem clientes, empresas, assessores, fornecedores, dentre tantos outros agentes comerciais. Para perambular da forma correta e exitosa neste ambiente é preciso conhecimento, técnica e estratégia. Os resultados são expressivos. Eu, particularmente, migrei quase 80% de minha vida profissional para o mundo virtual nos últimos 2 (dois) anos, conquistando resultados expressivos. Em meio a essa turbulenta fase provocada pela disseminação do CORONAVÍRUS, o mundo virtual será ainda mais acessado e requisitado: você pode, e DEVE, estar dentro! 


Clique e acesse um curso gratuito de Gestão Empresarial




Você conhece o Programa Alavancar?

É um ciclo de aprendizado técnico com foco em pesquisaestratégia mercadologia que, mesmo estruturado numa coerência sequencial, tem excelente aproveitamento de forma independente. Cada um dos 5 cursos (metodologias autorais) compartilha experiências, procedimentos e materiais que simplificam a aplicação das melhores práticas da gestão empresarial



#ficaAdica


É hora de profissionalizar e tornar técnicas as nossas decisões, pois não há brecha para erros


Cadastre-se no Blog e receba postagens atualizadas!


Essa é a ideia! Compartilhar tudo!


Mauricio Chiecco - Programa Alavancar

            

Comentários

Mais lidas!

SWOT 8Q: A evolução da Análise SWOT!

SWOT 8Q: A evolução da Análise SWOT!                                                                                                                                                          Acompanhe em PODCAST Olá, eu sou Mauricio Chiecco,  criador do  Programa Alavancar ! Você já ouviu falar em SWOT 8Q ?  Provavelmente não! Atuando como consultor empresarial há mais de 15 anos, me aprofundei intensamente na Análise SWOT, esta fantástica ferramenta de  Gestão Empresarial . Após diversas aplicações da SWOT em empresas por todo o Brasil, há cerca de 8 anos iniciei uma transformação na forma de compreendê-la e aplicá-la. Por mais que o método tradicional seja interessante e apresente boa amplitude analítica, meus trabalhos de consultoria  e pesquisa de marketing foram se tornando cada vez mais complexos, exigindo modelos ainda mais elaborados para auxiliar em tomadas de decisão que envolvem, em muitos casos, milhões de reais. E assim fui gradualmente concebendo

CORONAVÍRUS: Como a Consultoria Empresarial pode fazer a diferença?!

Em tempos de crise, a Consultoria Empresarial pode fazer a diferença: seja um consultor!                                                                                                                                                          Acompanhe em PODCAST Olá, eu sou Mauricio Chiecco,  criador do  Programa Alavancar ! Com a pandemia do Coronavírus (COVID-19) , o mundo vive um período de grave crise que permeia diversos setores da vida humana: saúde, economia, relações sociais, finanças familiares, além de tantos outros. Em meio a essa catástrofe global os micro, pequenos e médios negócios acabam por ser os mais atingidos, uma vez que são sensivelmente vulneráveis a oscilações de faturamento de curto e médio prazo.  Aos que respiram o mundo da gestão empresarial , é fácil compreender que os pequenos negócios possuem uma dinâmica muito focada na rotina, no dia-a-dia das atividades. Isso acaba por torná-los extremamente dependentes do fluxo financeiro de c