Pular para o conteúdo principal

SWOT 8Q: A evolução da Análise SWOT!


SWOT 8Q: A evolução da Análise SWOT!

                                                                                                                                                         Acompanhe em PODCAST


Olá, eu sou Mauricio Chiecco, 
criador do Programa Alavancar!


Análise swot para gestão empresarial.
Você já ouviu falar em SWOT 8Q

Provavelmente não! Atuando como consultor empresarial há mais de 15 anos, me aprofundei intensamente na Análise SWOT, esta fantástica ferramenta de Gestão Empresarial. Após diversas aplicações da SWOT em empresas por todo o Brasil, há cerca de 8 anos iniciei uma transformação na forma de compreendê-la e aplicá-la. Por mais que o método tradicional seja interessante e apresente boa amplitude analítica, meus trabalhos de consultoria e pesquisa de marketing foram se tornando cada vez mais complexos, exigindo modelos ainda mais elaborados para auxiliar em tomadas de decisão que envolvem, em muitos casos, milhões de reais. E assim fui gradualmente concebendo a SWOT 8QCadastre-se no Blog.

Mas antes de apresentar detalhes do que é a ferramenta que construí, precisamos compreender de onde ela veio. Trata-se de uma verdadeira evolução das SWOTs Tradicional e Cruzada. Clique e acesse cursos gratuitos de Gestão Empresarial.

SWOT Tradicional

SWOT tradicional
SWOT é a sigla dos termos ingleses Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Foi elaborada pelo norte-americano Albert Humphrey, durante o desenvolvimento de um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford entre as décadas de 1960 e 1970.

Basicamente a SWOT Tradicional consiste na identificação de informações que caracterizam determinado empreendimento, sob duas perspectivas distintas: internamente (ambiente empresarial) e externamente (ambiente mercadológico em que se insere). Tais constatações são alocadas numa matriz simples de 4 quadrantes, e a análise swot possibilita um entendimento relacional entre as forças e fraquezas do ambiente interno, com as oportunidades e ameaças do ambiente externo. Conheça o Programa Alavancar.

SWOT Cruzada


Análise Swot Mauricio Chiecco
Consiste em cruzar as informações dos 4 quadrantes, para obter um rol de entendimentos que permitam delinear estratégias importantes para o futuro da empresa/instituição. Os quadrantes passam a ter denominações que indicam a condição estratégica empresarial e, diante destas constatações, a gestão empresarial pode categorizar seus pontos positivos e negativos, tomando decisões ainda mais assertivas. 

e a SWOT 8Q?



Trata-se de uma evolução da SWOT Tradicional e Cruzada, incluindo funcionalidades a ferramenta que permitem extrair informações mais completas, além de indicações quantitativas, entendimentos de viabilidade empresarial e priorizações estratégicas de curto e médio prazo. Clique aqui e acesse um curso gratuito sobre a SWOT 8Q

Atuando em consultoria empresarial nas temáticas de pesquisa de marketing, mercadologia e planejamento estratégico, a SWOT 8Q foi gradualmente lapidada como uma ferramenta de uso prático e acessível ao empresariado para profissionalizar as tomadas de decisão e alavancar os resultados organizacionais.

Para que serve:

- Solução de problemas organizacionais diversos;

- Identificação da situação mercadológica e estratégica da organização;

- Desenvolvimento do planejamento estratégico empresarial;

- Criação de planos de marketing;

- Análise de viabilidade empresarial momentânea e tendencial;

- Viabilidade para abertura de novos negócios e/ou filiais empresariais;
- Análises situacionais de cadeias produtivas / APL’s;
- Análise decisória para implantação de projetos;
- Alavancagem comercial;Situações organizacionais afins. 



Por que SWOT "8Q"?


Simplesmente por ter 8 quadrantes, e não apenas 4. Incluí essa modificação para que a ferramenta pudesse confrontar TODAS AS INFORMAÇÕES empresariais entre si, como um verdadeiro turbilhão de cruzamentos para esgotar qualquer possibilidade estratégica, positiva ou negativa. Dessa forma eliminamos os julgamentos, preconceitos e decisões tendenciosas, dando lugar à técnica, estatística e métodos neutros para a tomada de decisões.


Matriz SWOT 8Q desenvolvida por Mauricio Chiecco

A ferramenta funciona em 9 passos, que conduzem desde a busca das informações internas e externas, até a construção dos planos de ação. O simples fato de seguir os passos da metodologia SWOT 8Q, já é por si uma experiência de conhecimento e redescoberta das possibilidades que, por vezes, são rejeitadas pela rotina empresarial. O slide a seguir faz parte do Programa Alavancar, onde apresento a ferramenta como um dos cursos de gestão empresarial do programa.


Passo a passo da SWOT 8Q


Aplicada dezenas de vezes nos últimos anos, tenho auxiliado pequenas e médias empresas nas mais distintas necessidades. De reestruturações operacionais à planejamentos estratégicos de alto nível, a SWOT 8Q traz respostas que orientam decisões importantes do empresariado, oferecendo dados técnicos e estatísticos de forma simples, prática e com fácil interpretação. Dentre suas vantagens, a ferramenta revela o grau de positividade e/ou viabilidade empresarial, condições quantitativas de recuperação e capacidade técnica de crescimento. Clique e acesse cursos gratuitos de Gestão Empresarial.

Plano de ações estratégicas com uso da Análise SWOTCom a análise SWOT 8Q os usuários podem elaborar planos de ações com alto nível de assertividade e poder de transformação na gestão empresarial, uma vez que os dados não apenas cruzados e quantificados, mas há o ordenamento automatizado que prepara em categorias estratégicas as áreas empresariais que precisam ser solucionadas, e quais as indicações para tal resolução.

Você conhece o Programa Alavancar?

É um ciclo de aprendizado técnico com foco em pesquisaestratégia mercadologia que, mesmo estruturado numa coerência sequencial, tem excelente aproveitamento de forma independente. Cada um dos 5 cursos (metodologias autorais) compartilha experiências, procedimentos e materiais que simplificam a aplicação das melhores práticas da gestão empresarial






Conheçam a SWOT 8Q. Transformei o complexo em algo simples, de fácil aplicabilidade para que todos possam aplicar tecnologia e inteligência em seus negócios. Preparei um curso gratuito sobre a ferramenta, para que você aprofunde os conhecimentos e aplique em sua rotina empreendera. Clique aqui e cadastre-se.


Cadastre-se no Blog e receba postagens atualizadas!


Essa é a ideia! Compartilhar tudo!


Mauricio Chiecco - Programa Alavancar

            

Comentários

Mais lidas!

Coronavírus e as Pequenas Empresas: o que fazer?

Coronavírus e as Pequenas Empresas: o que fazer?                                                                                                                                                          Acompanhe em PODCAST Olá, eu sou Mauricio Chiecco,  criador do  Programa Alavancar ! Estamos vivendo uma drástica situação pandêmica causada pelo COVID-19 , que se agrava por desestabilizar a economia mundial e, certamente, a brasileira.  Diante desta condição os pequenos negócios acabam por sofrer com maior intensidade o impacto negativo, uma vez que são mais vulneráveis à oscilações de curto e médio prazo.  Clique  e acesse um curso gratuito de  Gestão Empresarial . Diante desta realidade, o que é possível fazer para salvar nossos empreendimentos? Não há uma resposta exata para este questionamento, e se você ouvir alguma solução milagrosa, não caia em ciladas. O que mais afeta este cenário, é que não temos cenários exatos, compreende? Não há perspectivas assert

CORONAVÍRUS: Como a Consultoria Empresarial pode fazer a diferença?!

Em tempos de crise, a Consultoria Empresarial pode fazer a diferença: seja um consultor!                                                                                                                                                          Acompanhe em PODCAST Olá, eu sou Mauricio Chiecco,  criador do  Programa Alavancar ! Com a pandemia do Coronavírus (COVID-19) , o mundo vive um período de grave crise que permeia diversos setores da vida humana: saúde, economia, relações sociais, finanças familiares, além de tantos outros. Em meio a essa catástrofe global os micro, pequenos e médios negócios acabam por ser os mais atingidos, uma vez que são sensivelmente vulneráveis a oscilações de faturamento de curto e médio prazo.  Aos que respiram o mundo da gestão empresarial , é fácil compreender que os pequenos negócios possuem uma dinâmica muito focada na rotina, no dia-a-dia das atividades. Isso acaba por torná-los extremamente dependentes do fluxo financeiro de c