Pular para o conteúdo principal

Pesquisa de Marketing: prática Empresarial e mundo Acadêmico!


Pesquisa de Marketing: a prática empresarial e o mundo acadêmico!

                                                                                                                                                         Acompanhe em PODCAST


Olá, eu sou Mauricio Chiecco, 
criador do Programa Alavancar!


Após mais de 15 anos vivenciando experiências no mundo da consultoria empresarial, continuamente coordeno trabalhos de pesquisa de marketing (média e alta complexidade). As consultorias, em geral, são realizadas com foco na construção de planejamento estratégico, análises de viabilidade empresarial, planos de expansão e prospecção de clientes. Ou seja, tudo direcionado para otimizar a gestão empresarial e a administração geral dos negócios com técnica, profissionalismo e quantificação decisória. Cadastre-se no Blog, e receba atualizações de estratégia e mercadologia!

Nesta caminhada de consultorias, cursos de gestão e palestras é comum ouvir de clientes, acadêmicos e demais profissionais perguntas como: 


  • O que é pesquisa de mercado
  • Como fazer uma pesquisa de marketing na prática? 
  • Qual a diferença entre pesquisa de marketing no mundo acadêmico e no mundo empresarial?
Diante destas indagações, compartilho experiências constituídas como consultor em pesquisa empresarial! Por vivenciar os dois mundos (profissional e acadêmico), pude estabelecer uma verdadeira relação de dependência entre eles. Mas particularmente, minha dedicação profissional é 100% voltada ao ambiente prático e privado, o qual considero mais desafiador, moderno e rentável.


O que , quem e "por quê" se faz uma pesquisa de marketing no mundo acadêmico?
O que é pesquisa de marketing? Como fazer uma pesquisa de marketing?
 

Há 03 (três) objetivos primordiais na pesquisa de mercado exercida no mundo acadêmico, seja em faculdades, universidades ou institutos de conhecimento mercadológico

O primeiro deles é a formação profissional, preparando pessoas para atuar tecnicamente com pesquisas empresariais.  O segundo objetivo é a descoberta! Há um investimento mundial envolvendo recursos, tempo, estruturas... tudo canalizado para que as instituições que exercem pesquisa sejam protagonistas de novos achados em diversos campo da ciência. Geralmente acabam focando em temáticas que não geram interesse comercial no mundo privado, debruçando esforços em pesquisas voltadas ao bem estar e avanço social. Por fim, o terceiro objetivo (certamente o mais relacionado ao mundo empresarial) revela-se em meio a função real das academias: desenvolver, testar e validar métodos. Em outras palavras podemos entender que as instituições de conhecimento científico e/ou universitário constroem novas formas e ferramentas para se fazer pesquisa, o que é imensamente aproveitado pelo setor privado. Cadastre-se no Blog, e receba atualizações de estratégia e mercadologia!


O que , quem e "por quê" se faz uma pesquisa de marketing no mundo empresarial privado?

Mauricio Chiecco Programa Alavancar
Geralmente se utilizando de métodos validados pela academia, a pesquisa de mercado no mudo privado tem finalidade 100% voltada ao desenvolvimento e aprimoramento da gestão empresarial. Busca-se oferecer respostas técnicas para que empresários e demais gestores tomem decisões seguras, assertivas e alinhadas à realidade mercadológica, especialmente em temas como viabilidade empresarial, planejamento estratégico, decisões mercadológicas, abertura de novas filiais, implantação de projetos, teste de produtos, aplicação racional de recursos, programas de reengenharia, conhecimento e aumento de share, diagnósticos de cadeias produtivas, comerciais e industriais, dentre outras tantas possibilidades. 


Como podemos compreender, o mundo acadêmico e o da gestão empresarial se complementam praticando um ciclo contínuo de criação, teste, validação e uso de métodos para pesquisa de marketing. Um verdadeiro conjunto de engrenagens que faz o motor da pesquisa funcionar e oferecer resultados cada vez mais relevantes, especialmente num momento concorrencial tão acirrado. Cadastre-se no Blog, e receba atualizações da estratégia e mercadologia!

O que faz um consultor empresarial?

Tanto os profissionais que atuam de forma independente, como àqueles que exercem a atividade através de uma empresa de consultoria, é certo que há uma escolha vocacionada para praticar pesquisas de mercado. Se você conhece profissionais que se apresentam como consultores de várias áreas simultaneamente, desconfie! Cada ramo da administração é um vasto mundo de conhecimentos, técnicas e ferramentas. Conhece algum médico que seja especialista em 5, 6 ou mais áreas, mantendo excelência simultânea em todas elas? Provavelmente não.

Assim também ocorre na consultoria empresarial. Ao coordenar pesquisas de marketing com alto nível, estamos de fato apresentando soluções para que os investimentos de clientes sejam aplicados da forma mais racional possível, oferecendo segurança, mitigação de riscos, alinhamento mercadológico e elevação nas chances de sucesso do empreendedor. Assumimos riscos junto aos clientes, sejam estes financeiros ou estruturais, que podem impactar na vida de milhares de pessoas.


Você conhece o Programa Alavancar?

É um ciclo de aprendizado técnico com foco em pesquisaestratégia mercadologia que, mesmo estruturado numa coerência sequencial, tem excelente aproveitamento de forma independente. Cada um dos 5 cursos (metodologias autorais) compartilha experiências, procedimentos e materiais que simplificam a aplicação das melhores práticas da gestão empresarial





Na prática, pesquisadores empresariais aplicam técnicas e ferramentas (em geral advindas do mundo acadêmico) para subsidiar decisões de grande impacto. O perigoso "achismo" fica de lado, dando lugar ao profissionalismo e tecnologia de pensamentos e decisões. Sim, a academia oferece intermináveis métodos para sustentar meus trabalhos. Mas confesso que hoje, após muitos anos e experiências práticas pelo Brasil e pelo mundo, construo e reformulo métodos próprios e exclusivos para otimizar resultados. O Programa Alavancar é a reunião de 5 destes métodos, que preenchem as necessidades de conhecimento prático em estratégia e mercadologia para micro, pequenas e médias empresas. Conheça o Programa Alavancar!



Se é rentável? 

Garanto, por experiência própria, que sim! É obvio que, como em qualquer outro segmento profissional, nada acontece da noite para o dia, e não há espaço para amadores (ou pelo menos estes não duram mais que 2 ou 3 anos enganando...rs). Mas é uma área extremamente carente de bons profissionais, e para àqueles que se preparam tecnicamente, com métodos adequados e uma postura profissional exemplar, não há crise. Empresas sérias, que de fato "praticam mercado", estão sempre abertas à Pesquisa de Mercado bem feita e que gere resultados reais. Criei um curso gratuito sobre Pesquisa de Marketing, especialmente preparado para ser a porta inicial de profissionais que queiram ingressar na atividade, ou para empresários que pretendam fazer pesquisas para o próprio negócio! Clique, conheça e participe gratuitamente.

Não tenho receio em compartilhar que ao atingir um nível de excelência na atividade, especialmente quando clientes te procuram, e não o inverso, trabalhar como consultor empresarial em pesquisa de marketing chega a me render entre R$ 20 mil e R$ 80 mil/mês. Não se esqueça, estou há 17 anos na estrada. Mas em algum momento tive que começar, e sim: foi pelo primeiro degrau.

#ficaOconvite


Também é fascinado pelo mundo da Gestão Empresarial? 

Seja você é um empresário, futuro empreendedor, acadêmico prestes a ingressar de cabeça no mercado, ou até mesmo um profissional que já acumulou sua bagagem na administração de empresas, a Pesquisa de Mercado está de portas abertas, sedenta por novos e bons profissionais!

Vivenciem pesquisa, aprendam a pesquisar e mudem de vida:

SEJA UM PESQUISADOR EMPRESARIAL!


Essa é a ideia! Compartilhar tudo!


Mauricio Chiecco - Programa Alavancar

            

Comentários

Mais lidas!

Coronavírus e as Pequenas Empresas: o que fazer?

Coronavírus e as Pequenas Empresas: o que fazer?                                                                                                                                                          Acompanhe em PODCAST Olá, eu sou Mauricio Chiecco,  criador do  Programa Alavancar ! Estamos vivendo uma drástica situação pandêmica causada pelo COVID-19 , que se agrava por desestabilizar a economia mundial e, certamente, a brasileira.  Diante desta condição os pequenos negócios acabam por sofrer com maior intensidade o impacto negativo, uma vez que são mais vulneráveis à oscilações de curto e médio prazo.  Clique  e acesse um curso gratuito de  Gestão Empresarial . Diante desta realidade, o que é possível fazer para salvar nossos empreendimentos? Não há uma resposta exata para este questionamento, e se você ouvir alguma solução milagrosa, não caia em ciladas. O que mais afeta este cenário, é que não temos cenários exatos, compreende? Não há perspectivas assert

SWOT 8Q: A evolução da Análise SWOT!

SWOT 8Q: A evolução da Análise SWOT!                                                                                                                                                          Acompanhe em PODCAST Olá, eu sou Mauricio Chiecco,  criador do  Programa Alavancar ! Você já ouviu falar em SWOT 8Q ?  Provavelmente não! Atuando como consultor empresarial há mais de 15 anos, me aprofundei intensamente na Análise SWOT, esta fantástica ferramenta de  Gestão Empresarial . Após diversas aplicações da SWOT em empresas por todo o Brasil, há cerca de 8 anos iniciei uma transformação na forma de compreendê-la e aplicá-la. Por mais que o método tradicional seja interessante e apresente boa amplitude analítica, meus trabalhos de consultoria  e pesquisa de marketing foram se tornando cada vez mais complexos, exigindo modelos ainda mais elaborados para auxiliar em tomadas de decisão que envolvem, em muitos casos, milhões de reais. E assim fui gradualmente concebendo

CORONAVÍRUS: Como a Consultoria Empresarial pode fazer a diferença?!

Em tempos de crise, a Consultoria Empresarial pode fazer a diferença: seja um consultor!                                                                                                                                                          Acompanhe em PODCAST Olá, eu sou Mauricio Chiecco,  criador do  Programa Alavancar ! Com a pandemia do Coronavírus (COVID-19) , o mundo vive um período de grave crise que permeia diversos setores da vida humana: saúde, economia, relações sociais, finanças familiares, além de tantos outros. Em meio a essa catástrofe global os micro, pequenos e médios negócios acabam por ser os mais atingidos, uma vez que são sensivelmente vulneráveis a oscilações de faturamento de curto e médio prazo.  Aos que respiram o mundo da gestão empresarial , é fácil compreender que os pequenos negócios possuem uma dinâmica muito focada na rotina, no dia-a-dia das atividades. Isso acaba por torná-los extremamente dependentes do fluxo financeiro de c