Pular para o conteúdo principal

Consultoria Empresarial: como alcançar sucesso e alto rendimento neste ramo?!

Consultoria Empresarial: como alcançar sucesso e alto rendimento neste ramo?!

                                                                                                                                                         Acompanhe em PODCAST


Olá, eu sou Mauricio Chiecco, 
criador do Programa Alavancar!



Há quase 20 anos atrás (por volta de 2002...), ainda no período da faculdade, entrei da cabeça para o promissor e rentável mundo da Consultoria Empresarial

Sem dúvida alguma foi a decisão mais acertada de minha vida. Em cerca de 3... 4 anos de atuação alcancei a maturidade no ramo e me vi fechando contratos que chegam à R$ 550 mil/ano. Percorri mais de 55 países do mundo e alcancei meu primeiro R$ 1 milhão aos 29 anos de idade. Como isso aconteceu? Vou te contar e dividir o passo a passo para que você também ingresse neste seleto ramo da consultoria empresarial, alcançando alto rendimento e resultados expressivos.

Desde muito jovem, ainda uma criança na verdade, já tinha uma grande paixão por tudo que se referia a organizar, mensurar... gerenciar! Na escola regular, com pouco mais de 12... 13 anos, comecei a me envolver com liderança e passei a coordenar diversas atividades que me eram confiadas. Desde uma simples liderança de classe, até grupos de jovens missionários com quase 200 pessoas, onde houvesse responsabilidade envolvida, lá eu estava.

Em paralelo ao mundo escolar, mantive sempre a mesma postura diante dos acontecimentos da vida: interesse, responsabilidade e dedicação mesmo às coisas mais simples do dia-a-dia. Acompanhava e ajudava meus pais em tudo, desde as atividades de casa, até os negócios da família. E dessa forma, sem perceber... fui moldando meu destino!

O tempo passou, cresci e iniciei com tudo minha vida profissional. Faculdade de ADM à noite, estágio até às 15h, empresa da família nas horas vagas e vontade de vencer 24 horas por dia. Ainda estagiando em multinacional, comecei a acumular boas práticas gerenciais e, assim, nasciam minhas primeiras metodologias de trabalho. Desenvolvi meu primeiro BSC (balanced scorecard) aos 19 anos de idade!

O destaque e crescimento na multinacional foram consequências naturais de meu empenho e das técnicas autorais que já eram moldadas. Me lancei ao time de consultores internos da empresa, função que logo me projetou para o mercado da consultoria empresarial. Isso aconteceu em 2007. E de lá pra cá...

Clique e conheça o método que criei


Seja um Consultor Empresarial e faça parte da transformação dos negócios



Ao contrário do que muitos pensam, consultoria empresarial não é uma atividade restrita aos profissionais com longo tempo de experiência no mercado da gestão e administração de empresas. Ao contrário, se relaciona muito mais com a atitude diante das experiências, mesmo que em pequeno espaço tempo. Oliveira (2011) define a consultoria empresarial como “processo interativo de um agente de mudanças externo à empresa, que assume a responsabilidade de auxiliar os executivos e profissionais das organizações nas tomadas de decisões não tendo, entretanto, o controle direto da situação.” 

Clique e conheça o método que criei


Quem pode ser, de fato, um consultor?

Imagine que você seja um empreendedoradministrando sua organização há mais de 15 anos e, num momento de crise e grandes desafios, decide por contratar serviços de consultoria. Seu objetivo é buscar auxilio para tomar as decisões de futuro e, se possível, implementar mudanças que transformem sua realidade. Após analisar algumas propostas com valores relativamente elevados, a quem você confiaria o rumo de sua empresa? Imagino que diversas qualidades e características comportamentais tomaram conta de seus pensamentos, certo? Pois bem, o mercado de fato anseia por profissionais de consultoria empresarial cada vez mais dinâmicos e disciplinados. Cadastre-se no Blog

Principais Áreas de Atuação

Há uma ampla diversidade de áreas e temáticas para atuação como consultor empresarial. Cada profissional que deseja iniciar essa rentável atividade, deve previamente definir as especialidades que serão priorizadas em sua caminhada. Suas habilidades, gostos e vivência devem ser levadas em conta ao tomar suas decisões. A seguir apresento as principais áreas de atuação no mundo da consultoria e gestão empresarial:


Em tempos de crise...

A instabilidade econômica eleva a demanda por consultoria empresarial. Entre 2016 e 2019, as quatro maiores empresas de consultoria do país alcançaram ganhos até 20% maiores. De acordo com a PwC, as soluções orientadas à diferenciação, eficiência operacional, competitividade e gestão de crise/riscos foram as mais procuradas nos últimos 5 anos.



Clique e conheça o método que criei


Dia-a-dia e Estrutura Laboral

Em atividades de micro e pequeno porte empresarial, a manutenção de quadro funcional fixo é desaconselhada. A atuação por meio de equipes customizadas é mais eficaz, menos onerosa e oferece resultados mais satisfatórios. Geralmente, quando há atuação como profissional independente ou empresário individual, todas as atividades de rotina (marketing, finanças, prospecções, operacional, etc.) para manutenção dos serviços recaem sobre o próprio consultor.

Priorizar:

  • Elevado conhecimento técnico e prático das atividades a que se propõe;
  • Agenda bem controlada, tanto nos prazos e horários, como na quantidade de serviços prospectados;
  • Manter padrão coerente de qualidade, seja nas prospecções, negociações, execuções e conclusões dos trabalhos. 

Há 02 tipos de profissionais:

Tipo 1 - Mascarado:


Consultores que vivem de marketing social e “embromation”, conhecidos amplamente em função do barulho que fazem e das “costas largas”, sem, contudo, apresentarem qualidade e resultados satisfatórios/efetivos.





Tipo 2 - Verdadeiro:

Consultores com foco total na qualidade e ávidos por desenvolvimento de seus conhecimentos, que sejam capazes de aplicar metodologicamente as ferramentas mais adequadas para resultados efetivos, tendo sua credibilidade estampada não em mídias sociais, mas em soluções, relatórios e entregas diferenciadas.

E você, que consultor 
pretende ser para o mercado?

Para que o sucesso empresarial de fato aconteça só temos capacidade de auxiliar empresas de clientes, se o nosso próprio negócio funcionar bem. “Não apenas faça o que eu digo, mas faça o que eu faço”. Ofereço algumas orientações estratégicas que podem ajudar na concepção de seus planos: 

Cadastre-se no Blog


O fluxo ideal para atuar como
consultor de empresas

Há uma vasta bibliografia em métodos, processos e fluxos de atuação para consultores empresariais. A proposta metodológica que desenvolvi é baseada numa mescla entre referenciais notoriamente conhecidos e a vida prática da consultoria. Mais importante do que conhecer minuciosamente a teoria, é saber filtrar o que de melhor pode ser usado para o alcance de resultados. A seguir apresento o fluxo de minha metodologia:


Clique e conheça o método que criei




Conheça o método que criei
CONSULTORIA EMPRESARIAL NA PRÁTICA!


1- Conceitos e Premissas
Trata-se de um verdadeiro nivelamento de conceitos, técnicas e informações necessárias à preparação para as etapas mais complexas. Objetiva trazer todos os participantes ao mesmo ponto de partida!

2- Mercado Atual de Consultoria
É necessário conhecermos com detalhes o ramo em que adentramos. Nesta etapa compartilho diversos dados e informações quantitativas e qualitativas do mercado de consultoria empresarial no Brasil.

3- Rotina Empresarial do Consultor
De nada adianta oferecer técnica, métodos e disciplina gerencial se não arrumamos nossa própria casa. Trabalharemos nesta etapa com uma série de recomendações para que cada profissional conceba, planeje e implemente suas estratégias de atuação como consultores empresarias.

4- Principais Demandas Empresariais
Há uma gama imensa de áreas para atuação como consultores empresariais, contudo a experiência nos mostra que determinados ramos possuem uma frequência mais intensa de contratações, execuções e continuidades. Cada participante poderá conferir e considerar estas informações em suas decisões profissionais.

5- Processo da Consultoria Empresarial
Chegamos ao ponto alto do curso. Criei um fluxo para a atuação, com detalhes e especificidades que ditam os rumos dos trabalhos e atendimentos em todas as circunstâncias da atividade. Desde o planejamento do portfólio, passando por contratações, diagnósticos e entregas aos clientes, tudo será compartilhado na íntegra. Os materiais necessários para por a mão na massa já são entregues semi-estruturados, abertos e desbloqueados.

6- Desafio: Consultoria na Prática!
O trabalho se encerra com um grande e prazeroso desafio: colocar tudo em prática numa empresa real! E fique tranquilo, a plataforma disponibiliza um canal de comunicação que poderá ser acessado a qualquer momento para feedbacks, auxílios, orientações e correções de rumos! É de fato uma preparação completa para começar a trabalhar.


Clique e conheça o método que criei
Consultoria Empresarial na Prática!

O Mundo da Consultoria Empresarial te espera



#ficaAdica


Quanto mais você aprende, mais você ganha!


Warren Buffet


Cadastre-se no Blog e receba postagens atualizadas!


Essa é a ideia! Compartilhar tudo!


Mauricio Chiecco - Programa Alavancar

            

Comentários

  1. At Nexus Automation, our machinists have been meticulously educated within the CNC machining process—not solely have they got many years of experience, but they can also employ our cutting-edge tools with ease. Our industry-leading Sink/Plunge/Ram EDM machines produce the finest particulars and floor end work, intricate cavities and shapes properly as|in addition precision machining to} precision gears. Wire EDM machines have excessive precision .001” wire capabilities allowing a corner radius of .0015”. We can also supply positional accuracies of 3µm to 5µm (we have even achieved positional accuracies of .05µm for one customer). Pairing our wire EDM providers with a real rotary axis indexing wire EDM, we can to} supply 5-axis indexing Wire EDM, which most CNC machine shops are not capable of providing. Depend on Owens Industries for top-of-the-line EDM and 5-axis work exceeding the capabilities of normal CNC Machine Shops.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais lidas!

Coronavírus e as Pequenas Empresas: o que fazer?

Coronavírus e as Pequenas Empresas: o que fazer?                                                                                                                                                          Acompanhe em PODCAST Olá, eu sou Mauricio Chiecco,  criador do  Programa Alavancar ! Estamos vivendo uma drástica situação pandêmica causada pelo COVID-19 , que se agrava por desestabilizar a economia mundial e, certamente, a brasileira.  Diante desta condição os pequenos negócios acabam por sofrer com maior intensidade o impacto negativo, uma vez que são mais vulneráveis à oscilações de curto e médio prazo.  Clique  e acesse um curso gratuito de  Gestão Empresarial . Diante desta realidade, o que é possível fazer para salvar nossos empreendimentos? Não há uma resposta exata para este questionamento, e se você ouvir alguma solução milagrosa, não caia em ciladas. O que mais afeta este cenário, é que não temos cenários exatos, compreende? Não há perspectivas assert

CORONAVÍRUS: Como a Consultoria Empresarial pode fazer a diferença?!

Em tempos de crise, a Consultoria Empresarial pode fazer a diferença: seja um consultor!                                                                                                                                                          Acompanhe em PODCAST Olá, eu sou Mauricio Chiecco,  criador do  Programa Alavancar ! Com a pandemia do Coronavírus (COVID-19) , o mundo vive um período de grave crise que permeia diversos setores da vida humana: saúde, economia, relações sociais, finanças familiares, além de tantos outros. Em meio a essa catástrofe global os micro, pequenos e médios negócios acabam por ser os mais atingidos, uma vez que são sensivelmente vulneráveis a oscilações de faturamento de curto e médio prazo.  Aos que respiram o mundo da gestão empresarial , é fácil compreender que os pequenos negócios possuem uma dinâmica muito focada na rotina, no dia-a-dia das atividades. Isso acaba por torná-los extremamente dependentes do fluxo financeiro de c

SWOT 8Q: A evolução da Análise SWOT!

SWOT 8Q: A evolução da Análise SWOT!                                                                                                                                                          Acompanhe em PODCAST Olá, eu sou Mauricio Chiecco,  criador do  Programa Alavancar ! Você já ouviu falar em SWOT 8Q ?  Provavelmente não! Atuando como consultor empresarial há mais de 15 anos, me aprofundei intensamente na Análise SWOT, esta fantástica ferramenta de  Gestão Empresarial . Após diversas aplicações da SWOT em empresas por todo o Brasil, há cerca de 8 anos iniciei uma transformação na forma de compreendê-la e aplicá-la. Por mais que o método tradicional seja interessante e apresente boa amplitude analítica, meus trabalhos de consultoria  e pesquisa de marketing foram se tornando cada vez mais complexos, exigindo modelos ainda mais elaborados para auxiliar em tomadas de decisão que envolvem, em muitos casos, milhões de reais. E assim fui gradualmente concebendo