Pular para o conteúdo principal

Pesquisa de Marketing: nunca comece pelo questionário de pesquisa!

Pesquisa de Marketing: por favor, nunca comece pelo questionário da pesquisa!

                                                                                                                                                         Acompanhe em PODCAST



Olá, eu sou Mauricio Chiecco, 
criador do Programa Alavancar!


Pesquisa de marketing
O tema é discutível, pois geralmente acabamos por buscar o caminho mais fácil para muitas coisas. Neste caso começar uma pesquisa de marketing pelo questionário de pesquisa é um erro irreversível! Nesta publicação você entenderá os motivos! Cadastre-se no Blog.


Nunca comece uma pesquisa de mercado pelo questionário. Planejamento é a base de tudo!


como elaborar um questionario de pesquisaPrimeiramente vamos esclarecer que existem PESQUISAS, e exitem "pesquisas", entende? Há diversas ofertas e soluções milagrosas espalhadas por aí conduzindo gestores, acadêmicos e demais profissionais a percorrem um perigoso caminho que conduz à baixa qualidade, superficialidade estratégica ou pior: decisões empresariais totalmente equivocadas. A administração e a gestão empresarial dos dias de hoje não permite mais amadorismo! 

Vivencio o mundo da gestão empresarial há mais de 15 anos, seja como consultor de empresas e empreendedor e, frequentemente percebo até mesmo profissionais de alta performance caindo na cilada do "imediatismo raso". E o que deveria ser um trabalho de evolução do pensamento mercadológico na empresa, acaba por vezes sendo um buraco sem volta. Clique e acesse cursos gratuitos de Gestão Empresarial.

questionario de pesquisa de marketing
Há uma grande facilidade oferecida por plataformas do mundo virtual para que qualquer pessoa, gratuitamente, elabore um questionário de pesquisa e organize os dados com rapidez e clareza. Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre Survey Monkey, Survio ou o próprio Google Docs (a mais conhecida das plataformas). Acesse um curso gratuito sobre Pesquisa de Mercado!

Mas isso não é algo positivo? Certamente que sim! O problema é a forma como utilizamos essa facilidade no mundo do marketing. Para fazer uma pesquisa de mercado profunda e com a credibilidade necessária às decisões empresariais, precisamos de muito mais que um questionário de pesquisa deliberadamente enviado para pessoas ou empresas. 

Então, por onde começo a fazer uma pesquisa de mercado?


pesquisa de marketing
A resposta parece simples, mas não é! O primeiro entendimento a ser internalizado por todos é que uma pesquisa de marketing não necessariamente precisa abordar e/ou questionar sujeitos (como chamamos pessoas ou empresas alvos de uma pesquisa). É preciso ativar nosso feeling de consultoria empresarial... de verdadeiros profissionais da gestão empresarial e colocar o planejamento estratégico para funcionar. Clique e acesse cursos gratuitos de Gestão Empresarial.

Tudo precisa ser pensado e articulado detalhadamente antes das ações começarem. Entenda que nem sempre a resposta que precisamos está naquele grupo que recebeu seu questionário de pesquisa. Em muitos casos encontramos as respostas mais preciosas por meio de dados secundários ou periféricos, que podem estar gratuitamente disponíveis para você! Acesse um curso gratuito sobre Pesquisa de Mercado!

- Dados Secundários: são dados obtidos por fontes que não são a origem principal da informação. Virtualmente existem centenas de plataformas, nos mais diversos ramos mercadológicos, que armazenam e distribuem esses dados facilmente, evitando que façamos uma pesquisa sobre algo já existente!

- Dados Periféricos: são informações de um determinado grupo de interesse, que estrategicamente pesquisamos em fontes periféricas, ou seja, que estão ao redor deste alvo principal. Por exemplo: ao fazermos uma pesquisa concorrencial, podemos abordar clientes da concorrência ao invés de tentarmos pesquisar diretamente com os gestores (que certamente vão proteger a informação). E sim, há formas 100% lícitas de fazer esse tipo de pesquisa.

Os questionários de pesquisa podem e devem ser explorados na pesquisa de marketing, mas com a estratégia correta, o público exato e no momento/local adequados. Isso é gestão empresarial!

gestão empresarialJá desenvolvi mais de 80 projetos de pesquisa de mercado com alta ou média complexidade e, em muitos destes, sequer precisamos abordar pessoas e/ou empresas. Por vezes nenhum questionário de pesquisa foi necessário! O planejamento prévio nos levou a encontrar as melhores informações da pesquisa em fontes secundárias, com grande economia de tempo e dinheiro. É impressionante como há informação disponível sobre quase tudo, seja no mundo físico ou virtual. Por esse motivo cabe aos profissionais responsáveis planejarem seus trabalhos, filtrando previamente o que já existe, certificando-se de sua qualidade e confiabilidade! Acesse um curso gratuito sobre Pesquisa de Mercado!

Pode parecer controverso, mas uma pesquisa de qualidade, começa com pesquisa!

No ambiente da consultoria empresarial chamamos isso de "pesquisa prévia" ou "pesquisa preliminar". Antes mesmo de chegarmos ao ponto de verificar se um questionário é ou não necessário, e como deveria ser feito, temos que ter pensado no todo, no macro! 

Como fazer uma pesquisa de mercadoO método de pesquisa de marketing que desenvolvi e uso há mais de 10 anos, é composto pelos seguintes passos: 

1- Orçamento / Projeto;
2- Instrumentos de Pesquisa;
3- Bancos de Dados;
4- Coleta de Dados;
5- Sistematização de Dados;
6- Relatório de Pesquisa: Resultados e Análises;
7- Apresentação da Pesquisa: Soluções e Recomendações. 



Acesse o curso gratuito sobre Pesquisa de Mercado

Frequentemente recebo demandas de pequenas e médias empresas com a seguinte manifestação: "Precisamos de uma pesquisa de mercado para vender mais. Tem como saber o que meu concorrente está fazendo?". Talvez até mesmo você, que acompanha esse blog, pense algo parecido em alguns momentos. Clique e acesse cursos gratuitos de Gestão Empresarial.

Ao aceitar desafios como esse, sigo rigorosamente os métodos que construí. Tudo começa pelo planejamento e pesquisa prévia, neste caso aplicando um diagnóstico empresarial. E pasmem, mas em pelo menos 80% dos casos, os trabalhos de pesquisa de mercado nem são iniciados... pois o problema geralmente está dentro das pequenas e médias empresas, não fora. Percebeu que nenhum questionário de pesquisa chegou a ser aplicado? Esta é apenas uma das diversas ciladas que a banalização da pesquisa de marketing acaba criando no mundo empresarial. Pesquisar é muito mais complexo que aplicar questionários! Acesse um curso gratuito sobre Pesquisa de Mercado!

Aproveito para reforçar: questionários de pesquisa são úteis e necessários, quando usados com planejamento, estratégia e profissionalismo. Não adianta sair deliberadamente construindo instrumentos pela internet, enviando aos 4 ventos e acreditando que as respostas que receber expressam a verdade mercadológica! Há muito por fazer para que a credibilidade esteja em nível aceitável para uma grande decisão empresarial.


Já ouvir falar em frentes de pesquisa? Survey? Amostragem probabilística? NÃO??? Então certamente seus questionários de pesquisa estão sendo mais ameaçadores do que benéficos para sua realidade empreendedora

Você conhece o Programa Alavancar?

É um ciclo de aprendizado técnico com foco em pesquisaestratégia mercadologia que, mesmo estruturado numa coerência sequencial, tem excelente aproveitamento de forma independente. Cada um dos 5 cursos (metodologias autorais) compartilha experiências, procedimentos e materiais que simplificam a aplicação das melhores práticas da gestão empresarial



#ficaAdica


Ao escolher o caminho mais fácil o empreendedor assume o risco de banalizar o próprio negócio! O mercado não admite amadorismo. Quer resultados profissionais? Então profissionalize suas ações!
.Ao

Cadastre-se no Blog e receba postagens atualizadas!


Essa é a ideia! Compartilhar tudo!


Mauricio Chiecco - Programa Alavancar

            

Comentários

Mais lidas!

Coronavírus e as Pequenas Empresas: o que fazer?

Coronavírus e as Pequenas Empresas: o que fazer?                                                                                                                                                          Acompanhe em PODCAST Olá, eu sou Mauricio Chiecco,  criador do  Programa Alavancar ! Estamos vivendo uma drástica situação pandêmica causada pelo COVID-19 , que se agrava por desestabilizar a economia mundial e, certamente, a brasileira.  Diante desta condição os pequenos negócios acabam por sofrer com maior intensidade o impacto negativo, uma vez que são mais vulneráveis à oscilações de curto e médio prazo.  Clique  e acesse um curso gratuito de  Gestão Empresarial . Diante desta realidade, o que é possível fazer para salvar nossos empreendimentos? Não há uma resposta exata para este questionamento, e se você ouvir alguma solução milagrosa, não caia em ciladas. O que mais afeta este cenário, é que não temos cenários exatos, compreende? Não há perspectivas assert

SWOT 8Q: A evolução da Análise SWOT!

SWOT 8Q: A evolução da Análise SWOT!                                                                                                                                                          Acompanhe em PODCAST Olá, eu sou Mauricio Chiecco,  criador do  Programa Alavancar ! Você já ouviu falar em SWOT 8Q ?  Provavelmente não! Atuando como consultor empresarial há mais de 15 anos, me aprofundei intensamente na Análise SWOT, esta fantástica ferramenta de  Gestão Empresarial . Após diversas aplicações da SWOT em empresas por todo o Brasil, há cerca de 8 anos iniciei uma transformação na forma de compreendê-la e aplicá-la. Por mais que o método tradicional seja interessante e apresente boa amplitude analítica, meus trabalhos de consultoria  e pesquisa de marketing foram se tornando cada vez mais complexos, exigindo modelos ainda mais elaborados para auxiliar em tomadas de decisão que envolvem, em muitos casos, milhões de reais. E assim fui gradualmente concebendo

CORONAVÍRUS: Como a Consultoria Empresarial pode fazer a diferença?!

Em tempos de crise, a Consultoria Empresarial pode fazer a diferença: seja um consultor!                                                                                                                                                          Acompanhe em PODCAST Olá, eu sou Mauricio Chiecco,  criador do  Programa Alavancar ! Com a pandemia do Coronavírus (COVID-19) , o mundo vive um período de grave crise que permeia diversos setores da vida humana: saúde, economia, relações sociais, finanças familiares, além de tantos outros. Em meio a essa catástrofe global os micro, pequenos e médios negócios acabam por ser os mais atingidos, uma vez que são sensivelmente vulneráveis a oscilações de faturamento de curto e médio prazo.  Aos que respiram o mundo da gestão empresarial , é fácil compreender que os pequenos negócios possuem uma dinâmica muito focada na rotina, no dia-a-dia das atividades. Isso acaba por torná-los extremamente dependentes do fluxo financeiro de c