Pular para o conteúdo principal

CORONAVÍRUS: Como a Consultoria Empresarial pode fazer a diferença?!

Em tempos de crise, a Consultoria Empresarial pode fazer a diferença: seja um consultor!

                                                                                                                                                         Acompanhe em PODCAST


Olá, eu sou Mauricio Chiecco, 
criador do Programa Alavancar!



Saiba como a consultoria empresarial pode fazer a diferença para os pequenos negócios na crise do coronavírus
Com a pandemia do Coronavírus (COVID-19), o mundo vive um período de grave crise que permeia diversos setores da vida humana: saúde, economia, relações sociais, finanças familiares, além de tantos outros. Em meio a essa catástrofe global os micro, pequenos e médios negócios acabam por ser os mais atingidos, uma vez que são sensivelmente vulneráveis a oscilações de faturamento de curto e médio prazo. Aos que respiram o mundo da gestão empresarial, é fácil compreender que os pequenos negócios possuem uma dinâmica muito focada na rotina, no dia-a-dia das atividades. Isso acaba por torná-los extremamente dependentes do fluxo financeiro de cada dia, de cada minuto em funcionamento. Cadastre-se no Blog 

Neste momento o desespero toma conta dos micro, pequenos e médios empresários... que gritam por ajuda. Este socorro deve vir de vários lados, tais como suporte financeiro imediato e emergencial, adequação tributária, subsídio logístico e estrutural, e especialmente orientação técnica e profissional para que os pequenos negócios tomem as melhores decisões e recomecem a vida empreendedora! E sim, os consultores empresariais são a chave para este recomeço. Clique e conheça o curso Consultoria Empresarial na Prática!

Seja um Consultor Empresarial e faça parte da transformação dos negócios


Ao contrário do que muitos pensam, consultoria empresarial não é uma atividade restrita aos profissionais com longo tempo de experiência no mercado da gestão e administração de empresas. Ao contrário, se relaciona muito mais com a atitude diante das experiências, mesmo que em pequeno espaço tempo. Clique e conheça o curso Consultoria Empresarial na Prática!


Origem etimológica: Consultare, vem do latim e significa dar e receber aconselhamento

A atividade de consultoria remonta aos primórdios da humanidade. Surgiu por meio de indivíduos adotados como guias junto às comunidades pré-históricas, sejam estas tribais ou nômades. Nas modalidades e formatos que entendemos atualmente, as primeiras empresas de consultoria surgiram entre os séculos XIX e XX, especialmente nos EUA e Inglaterra. Em meio a expressivas transformações na realidade da gestão empresarial, a atividade do consultor tornou-se cada vez mais valorizada. Clique e acesse um curso gratuito de Gestão Empresarial.

O que é Consultoria Empresarial?


Oliveira (2011) define a consultoria empresarial como “processo interativo de um agente de mudanças externo à empresa, que assume a responsabilidade de auxiliar os executivos e profissionais das organizações nas tomadas de decisões não tendo, entretanto, o controle direto da situação.” Clique e conheça o curso: Consultoria Empresarial na Prática!

Quem pode ser, de fato, um consultor?

Imagine que você seja um empreendedor, administrando sua organização há mais de 15 anos e, num momento de crise e grandes desafios, decide por contratar serviços de consultoria. Seu objetivo é buscar auxilio para tomar as decisões de futuro e, se possível, implementar mudanças que transformem sua realidade. Após analisar algumas propostas com valores relativamente elevados, a quem você confiaria o rumo de sua empresa? Cadastre-se no Blog

Imagino que diversas qualidades e características comportamentais tomaram conta de seus pensamentos, certo? Pois bem, o mercado de fato anseia por profissionais de consultoria empresarial cada vez mais dinâmicos e disciplinados. Clique e acesse um curso gratuito de Gestão Empresarial.

Principais Áreas de Atuação

Há uma ampla diversidade de áreas e temáticas para atuação como consultor empresarial. Cada profissional que deseja iniciar essa rentável atividade, deve previamente definir as especialidades que serão priorizadas em sua caminhada. Suas habilidades, gostos e vivência devem ser levadas em conta ao tomar suas decisões. A seguir apresento as principais áreas de atuação no mundo da consultoria e gestão empresarial:


Em tempos de crise...

A instabilidade econômica eleva a demanda por consultoria empresarial. Entre 2016 e 2019, as quatro maiores empresas de consultoria do país alcançaram ganhos até 20% maiores. De acordo com a PwC, as soluções orientadas à diferenciação, eficiência operacional, competitividade e gestão de crise/riscos foram as mais procuradas nos últimos 5 anos. Clique e conheça o curso: Consultoria Empresarial na Prática!

Dia-a-dia e Estrutura Laboral

Em atividades de micro e pequeno porte empresarial, a manutenção de quadro funcional fixo é desaconselhada. A atuação por meio de equipes customizadas é mais eficaz, menos onerosa e oferece resultados mais satisfatórios. Geralmente, quando há atuação como profissional independente ou empresário individual, todas as atividades de rotina (marketing, finanças, prospecções, operacional, etc.) para manutenção dos serviços recaem sobre o próprio consultor. Clique e acesse um curso gratuito de Gestão Empresarial.

Priorizar:

  • Elevado conhecimento técnico e prático das atividades a que se propõe;
  • Agenda bem controlada, tanto nos prazos e horários, como na quantidade de serviços prospectados;
  • Manter padrão coerente de qualidade, seja nas prospecções, negociações, execuções e conclusões dos trabalhos. 
Há 02 tipos de profissionais:

Tipo 1 - Mascarado:


Consultores que vivem de marketing social e “embromation”, conhecidos amplamente em função do barulho que fazem e das “costas largas”, sem, contudo, apresentarem qualidade e resultados satisfatórios/efetivos.





Tipo 2 - Verdadeiro:

Consultores com foco total na qualidade e ávidos por desenvolvimento de seus conhecimentos, que sejam capazes de aplicar metodologicamente as ferramentas mais adequadas para resultados efetivos, tendo sua credibilidade estampada não em mídias sociais, mas em soluções, relatórios e entregas diferenciadas.

E você, que consultor 
pretende ser para o mercado?

Para que o sucesso empresarial de fato aconteça só temos capacidade de auxiliar empresas de clientes, se o nosso próprio negócio funcionar bem. “Não apenas faça o que eu digo, mas faça o que eu faço”. Ofereço algumas orientações estratégicas que podem ajudar na concepção de seus planos: 

Cadastre-se no Blog

O fluxo ideal para atuar como
consultor de empresas

Há uma vasta bibliografia em métodos, processos e fluxos de atuação para consultores empresariais. A proposta metodológica que desenvolvi é baseada numa mescla entre referenciais notoriamente conhecidos e a vida prática da consultoria. Mais importante do que conhecer minuciosamente a teoria, é saber filtrar o que de melhor pode ser usado para o alcance de resultados. Clique e conheça o curso: Consultoria Empresarial na Prática! A seguir apresento o fluxo de minha metodologia:


Conheça a estrutura do curso
CONSULTORIA EMPRESARIAL NA PRÁTICA!
Clique e conheça o curso: Consultoria Empresarial na Prática! 

1- Conceitos e Premissas
Trata-se de um verdadeiro nivelamento de conceitos, técnicas e informações necessárias à preparação para as etapas mais complexas. Objetiva trazer todos os participantes ao mesmo ponto de partida!

2- Mercado Atual de Consultoria
É necessário conhecermos com detalhes o ramo em que adentramos. Nesta etapa compartilho diversos dados e informações quantitativas e qualitativas do mercado de consultoria empresarial no Brasil.

3- Rotina Empresarial do Consultor
De nada adianta oferecer técnica, métodos e disciplina gerencial se não arrumamos nossa própria casa. Trabalharemos nesta etapa com uma série de recomendações para que cada profissional conceba, planeje e implemente suas estratégias de atuação como consultores empresarias.

4- Principais Demandas Empresariais
Há uma gama imensa de áreas para atuação como consultores empresariais, contudo a experiência nos mostra que determinados ramos possuem uma frequência mais intensa de contratações, execuções e continuidades. Cada participante poderá conferir e considerar estas informações em suas decisões profissionais.

5- Processo da Consultoria Empresarial
Chegamos ao ponto alto do curso. Criei um fluxo para a atuação, com detalhes e especificidades que ditam os rumos dos trabalhos e atendimentos em todas as circunstâncias da atividade. Desde o planejamento do portfólio, passando por contratações, diagnósticos e entregas aos clientes, tudo será compartilhado na íntegra. Os materiais necessários para por a mão na massa já são entregues semi-estruturados, abertos e desbloqueados.

6- Desafio: Consultoria na Prática!
O trabalho se encerra com um grande e prazeroso desafio: colocar tudo em prática numa empresa real! E fique tranquilo, a plataforma disponibiliza um canal de comunicação que poderá ser acessado a qualquer momento para feedbacks, auxílios, orientações e correções de rumos! É de fato uma preparação completa para começar a trabalhar.

Clique e conheça o curso: Consultoria Empresarial na Prática!

Você conhece o Programa Alavancar?

É um ciclo de aprendizado técnico com foco em pesquisaestratégia mercadologia que, mesmo estruturado numa coerência sequencial, tem excelente aproveitamento de forma independente. Cada um dos 5 cursos (metodologias autorais) compartilha experiências, procedimentos e materiais que simplificam a aplicação das melhores práticas da gestão empresarial




Bem-Vindo ao Mundo da 

Consultoria Empresarial



#ficaAdica


Quanto mais você aprende, mais você ganha!


Warren Buffet

Cadastre-se no Blog e receba postagens atualizadas!


Essa é a ideia! Compartilhar tudo!


Mauricio Chiecco - Programa Alavancar

            

Comentários

  1. Top 10 Casinos in Atlantic City - MapyRO
    Top 10 Casinos in Atlantic City - Casino Reviews, 통영 출장샵 Map & Vegas 대구광역 출장마사지 Guide. Casino At 사천 출장샵 MGM Resorts, MGM, and Resorts World Catskills are also 김천 출장안마 part of a team. 오산 출장마사지

    ResponderExcluir
  2. Casino players choose quantity of} strains they need to play and the way a lot to wager. They have the highest odds of profitable when they wager the max 1xbet wager and max strains. In addition to extra funds, new players immediately get forty bonus spins eligible for greater than a dozen Age of God slot video games.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais lidas!

Coronavírus e as Pequenas Empresas: o que fazer?

Coronavírus e as Pequenas Empresas: o que fazer?                                                                                                                                                          Acompanhe em PODCAST Olá, eu sou Mauricio Chiecco,  criador do  Programa Alavancar ! Estamos vivendo uma drástica situação pandêmica causada pelo COVID-19 , que se agrava por desestabilizar a economia mundial e, certamente, a brasileira.  Diante desta condição os pequenos negócios acabam por sofrer com maior intensidade o impacto negativo, uma vez que são mais vulneráveis à oscilações de curto e médio prazo.  Clique  e acesse um curso gratuito de  Gestão Empresarial . Diante desta realidade, o que é possível fazer para salvar nossos empreendimentos? Não há uma resposta exata para este questionamento, e se você ouvir alguma solução milagrosa, não caia em ciladas. O que mais afeta este cenário, é que não temos cenários exatos, compreende? Não há perspectivas assert

SWOT 8Q: A evolução da Análise SWOT!

SWOT 8Q: A evolução da Análise SWOT!                                                                                                                                                          Acompanhe em PODCAST Olá, eu sou Mauricio Chiecco,  criador do  Programa Alavancar ! Você já ouviu falar em SWOT 8Q ?  Provavelmente não! Atuando como consultor empresarial há mais de 15 anos, me aprofundei intensamente na Análise SWOT, esta fantástica ferramenta de  Gestão Empresarial . Após diversas aplicações da SWOT em empresas por todo o Brasil, há cerca de 8 anos iniciei uma transformação na forma de compreendê-la e aplicá-la. Por mais que o método tradicional seja interessante e apresente boa amplitude analítica, meus trabalhos de consultoria  e pesquisa de marketing foram se tornando cada vez mais complexos, exigindo modelos ainda mais elaborados para auxiliar em tomadas de decisão que envolvem, em muitos casos, milhões de reais. E assim fui gradualmente concebendo