Pular para o conteúdo principal

Marketing Digital: Saiba como atrair, prospectar e fidelizar clientes na crise!

Marketing Digital: como Atrair, Prospectar e Fidelizar Clientes na Crise ?!?!

                                                                                                                                                  
Olá, eu sou Mauricio Chiecco, 
criador do Programa Alavancar!

O que é marketing digital

Marketing Digital: como Atrair, Prospectar e Fidelizar Clientes na CriseMuitos conceitos nos ajudam a entender o que é Marketing Digital. Vivendo há mais de 17 anos o mundo da mercadologia, posso compartilhar com todos o seguinte: o marketing digital é a forma virtual de desenvolver e operacionalizar os elementos tão conhecidos do marketing tradicional! Na prática é isso...

Ao contrário do que muitos empreendedores e profissionais da gestão empresarial pensam, o mundo virtual é acessível e fácil de ser trabalhado contando com uma infinidade de tutoriais, cursos e explicações detalhadas de cada passo para o sucesso online. Tudo depende de disciplina, dedicação e abertura para trabalhar com profissionalismo! Acesse meu curso gratuito de Gestão Empresarial.

A crise acelerou um processo que já estava em andamento


O mundo já vivia uma grande revolução virtual, porém a crise sanitária e econômica causada pela pandemia do coronavírus (COVID-19) acabou por transformar o marketing digital numa questão de sobrevivência estratégica para milhões de empreendimentos em todo o globo, especialmente para os pequenos negócios!
O mundo já vivia uma grande revolução virtual, porém a crise sanitária e econômica causada pela pandemia do coronavírus (COVID-19) acabou por transformar o marketing digital numa questão de sobrevivência estratégica para milhões de empreendimentos em todo o globo, especialmente para os pequenos negócios! Se antes por comodidade logística, atualmente fazer negócios na modalidade online é a opção para que ofertantes e demandantes mantenham a roda girando, mantenham o mundo físico vivo! Conheça o curso MKT Digital: a Máquina da Fidelização!

E não estamos falando de altos investimentos ou de um profundo conhecimento tecnológico... o mundo virtual é de todos e para todos, sem distinção! Você tem um celular, tablet ou notebook? Se sim, você já faz parte desse mundo e pode se profissionalizar com conteúdos de alta qualidade para alcançar resultados expressivos. Cadastre-se no Blog e receba postagens atualizadas!

O mundo virtual trouxe a comparação... 

A comparação trouxe informação aos consumidores... 

A informação mudou o poder de mãos...

Entre 1995 e 1997 passamos por uma verdadeira "transferência de poderes mercadológicos". Foi o período em que a internet começou a entrar com tudo nos lares dos consumidores (através de grandes desktops...), permitindo que TUDO fosse comparado em tempo real.Entre 1995 e 1997 passamos por uma verdadeira "transferência de poderes mercadológicos". Foi o período em que a internet começou a entrar com tudo nos lares dos consumidores (através de grandes desktops...), permitindo que TUDO fosse comparado em tempo real. A comparação entre concorrentes traz barganha aos clientes que, consequentemente, assumem um poder incalculável sobre as cadeias comerciais em geral. Sim, o mundo virtual trouxe equilíbrio e competitividade ao mundo comercial! Nós, clientes, somos os atuais e verdadeiros gurus do marketing, que tal??!! Acesse meu curso gratuito de Gestão Empresarial.

O que é atrair, prospectar e fidelizar clientes?

Sou muito direto, então vamos à prática:

Atrair Clientes

É a capacidade de chamar a atenção de consumidores em potencial. Não estamos falando de vendas, nem de ofertas, muito menos de insistência... Falo de VALORES! O segredo da atração no mundo virtual é mostrar que, independente de produtos, conteúdos ou monetização, VOCÊ pode auxiliar outras pessoas e empresas a potencializarem o que eles já têm e são.
É a capacidade de chamar a atenção de consumidores em potencial. Não estamos falando de vendas, nem de ofertas, muito menos de insistência... Falo de VALORES! O segredo da atração no mundo virtual é mostrar que, independente de produtos, conteúdos ou monetização, VOCÊ pode auxiliar outras pessoas e empresas a potencializarem o que eles já têm e são. Para atrair clientes devemos nos mostrar atraentes, interessantes e necessários, e não caros ou baratos. Conheça o curso MKT Digital: a Máquina da Fidelização!


Prospectar Clientes

Prospectar é identificar e qualificar leads. Quando o trabalho de "atrair clientes" é bem feito, torna-se possível PROSPECTAR os potenciais, que chamamos de Leads! Sim, para prospectar é preciso atrair com qualidade!
Prospectar é identificar e qualificar leads. Quando o trabalho de "atrair clientes" é bem feito, torna-se possível PROSPECTAR os potenciais, que chamamos de Leads! Sim, para prospectar é preciso atrair com qualidadeCadastre-se no Blog.


- Identificar é encontrar, entender, analisar e, portanto, é o que faz com que tenhamos uma identificação com o potencial cliente e suas características. Ninguém sai por ai comprando um produto/serviço sem critérios de compra ou necessidades bem estabelecidas – ninguém em seu juízo normal.


- Qualificar é definir potencialidades, capacidades de compra e sincronia com o negócio da empresa. Clientes qualificados são os aptos a ações intensivas de marketing, captura, retenção, ou seja, fazem parte do rol de interesse relacional com o ofertante.


Fidelizar Clientes

Então, o que é fidelizar?! É transformar seus clientes ocasionais em clientes frequentes, defensores. E isso não pode ser visto ou compreendido como um processo teórico... subjetivo... NÃO!!! A fidelização é real, prática e precisa de planos e ferramentas para acontecer em escala.
Antes de mais nada, compreenda que a fidelização é um processo... não uma classificação! Em outras palavras um cliente precisa percorrer um percurso para se tornar fiel, caminho este que precisa ser minuciosamente construído. Então, o que é fidelizar?! É transformar seus clientes ocasionais em clientes frequentes, defensores. E isso não pode ser visto ou compreendido como um processo teórico... subjetivo... NÃO!!! A fidelização é real, prática e precisa de planos e ferramentas para acontecer em escala. Acesse meu curso gratuito de Gestão Empresarial.

Mundo Virtual ou Mundo Físico: para quem serve o Marketing Digital?

Serve para tudo e todos. Na verdade, precisamos reformular essa pergunta... Não se trata de saber se devemos ou não entrar com tudo no Marketing Digital. A pergunta central é: qual cliente ainda não está direta ou indiretamente trafegando eletronicamente pela rede? 


A resposta a essa pergunta nos indica que trabalhar virtualmente nossos negócios não é uma alternativa, mas uma questão de sobrevivência. E quer saber de uma coisa... talvez esta seja a consequência mais positiva (se é que podemos classificá-la assim) da drástica situação vivida pelo mundo em tempos de pandemia. Imagine se, numa condição como essa, a internet fosse afetada e colapsada... Não teríamos sequer a oportunidade de fazer o mercado girar.
Pois bem. A resposta a essa pergunta nos indica que trabalhar virtualmente nossos negócios não é uma alternativa, mas uma questão de sobrevivência. E quer saber de uma coisa... talvez esta seja a consequência mais positiva (se é que podemos classificá-la assim) da drástica situação vivida pelo mundo em tempos de pandemia. Imagine se, numa condição como essa, a internet fosse afetada e colapsada... Não teríamos sequer a oportunidade de fazer o mercado girarConheça o curso MKT Digital: a Máquina da Fidelização!

Imagine que você seja dono de uma loja física, ou de um salão de beleza. Um cliente em potencial, para ser atraído e descobrir que seu negócio existe, precisa de uma série de ações, certo? Vamos a alguns exemplos: 

- Passa numa rua e vê seu outdoor; 
- Aguarda no sinal e recebe um panfleto; 
- Liga o rádio e ouve uma propaganda; 
- Abre a revista e lê uma matéria sobre sua empresa;
- Bate-papo na igreja e recebe boas avaliações de outros clientes; 
- Passa na padaria e pega um cartão seu visitas; 
- Participa de uma feira e conhece seu stand; etc. 

Entenda que há diversas ruas, caminhos e oportunidades físicas para que um cliente seja atraído, prospectado e fidelizado por seu negócio. No marketing digital também existem ruas, estradas, caminhos, ferramentas e alternativas para que um bom cliente, ou melhor, para que O CLIENTE CERTO chegue e usufrua de seu negócio. A diferença é que tudo é eletrônico... digital. 


- Os panfletos e outdoors se transformaram em posts e anúncios; 
- O boca-a-boca se tornou um fórum, um blog ou quaisquer outras formam de comentários coletivos;
- O cartão de visitas foi convertido num site ou funpage;
- As feiras de negócios e stands são agora eventos online;
- Até mesmo as rodas de conversa e palestras tem novos formatos: Lives, Webinars, Meetings...


Entenda que as estradas para que os clientes possam trafegar ainda existem... os pontos de parada e informação ainda existem... a troca e cumplicidade ainda existe... mudou o formato! Adapte-se a esta nova realidade, aprenda as técnicas para construir suas próprias estradas e caminhos virtuais...
Entenda que as estradas para que os clientes possam trafegar ainda existem... os pontos de parada e informação ainda existem... a troca e cumplicidade ainda existe... mudou o formato! Adapte-se a esta nova realidade, aprenda as técnicas para construir suas próprias estradas e caminhos virtuais... 

Atraia, prospecte e fidelize seus clientes pelo mundo virtal, ainda que seu negócio seja físico!! Conheça o curso MKT Digital: a Máquina da Fidelização!

Criei um fluxo: como a lógica funciona?

Tal como na vida física, o mundo virtual possui suas estradas, caminhos e pontos de parada! Após diversos testes, tentativas e investimentos expressivos desenvolvi um fluxo para que empreendedores de diversos ramos e seguimentos possam construir seus próprios planos e implementem de imediato o marketing digital. Como você pode ver, a estratégia é criar ligações entre as diversas plataformas disponíveis, oportunizando uma caminhada digital para que cliente percorra, conhecendo e se apropriando dos valores que você oferece! Acesse meu curso gratuito de Gestão Empresarial.


Tal como na vida física, o mundo virtual possui suas estradas, caminhos e pontos de parada! Após diversos testes, tentativas e investimentos expressivos desenvolvi um fluxo para que empreendedores de diversos ramos e seguimentos possam construir seus próprios planos e implementem de imediato o marketing digital. Como você pode ver, a estratégia é criar ligações entre as diversas plataformas disponíveis, oportunizando uma caminhada digital para que cliente percorra, conhecendo e se apropriando dos valores que você oferece!

As setas representam a direção construída para encaminhar os Leads que estejam em determinada plataforma. Perceba também que cada plataforma tem sua função estratégica neste processo, e devemos ser eficientes em explorar os pontos positivos de cada uma delas. Analise com carinho o fluxo, compreenda a sequência da "estrada virtual" e agora vou compartilhar técnicas e dicas para usar cada parte deste plano. Vamos lá??

1- SITE

No processo de fidelização digital o SITE é um elemento INFORMATIVO com três funções básicas:

-Toten explicativo
Explica o funcionamento dos produtos/serviços oferecidos, que conforme as estratégias de cada negócio, pode ser mais abrangente ou mais retraído.


-Central de distribuição
Atua como um verdadeiro HUB, ou seja, uma central de distribuição dos usuários para outras plataformas de interesse conforme a estratégia do negócio.

-Cartão de visitas virtual
Apresenta informações gerais, auxiliando os usuários sobre como encontrar e se comunicar com a empresa / negócio / projeto.

Dica: 
Pague por um domínio próprio... 
---------------------------------------------

2- INSTAGRAM

No processo de fidelização digital o INSTA é um elemento de RELACIONAMENTO, MARKETING e CONTEÚDO:

-Conteúdo
Por ser um canal de uso frenético pelos usuários (muita frequência, curtos períodos), a estratégia é apresentar frações de conteúdos. Recomenda-se explorar imagens de alta qualidade e pouca escrita (foco nos conceitos chave), garantindo pouca poluição para uma absorção rápida dos materiais. Frequência: entre 2 e 3 postagens semanais.


-Relacionamento
É o APP mais frequente para desenvolvimento social no momento, portanto se relacionar com clientes, prospects ou PA em geral por este canal é altamente estratégico.


-Marketing
Atualmente este canal se revela como o de melhor custo benefício para impulsionamentos. Ao fazê-lo, não foque em conteúdo! Produza o material para impactar o prospect com informações que chamem sua atenção imediata! O objetivo é que ele clique e seja redirecionado para sua “central de informações”. Frequência: 1 impulsionamento semanal.

Dica: 
use o canva.com
---------------------------------------------

3- FACEBOOK

No processo de fidelização digital o FACE é um elemento de RELACIONAMENTO, MARKETING e CONTEÚDO.

-O Face mudou!
Ainda que tenha seus milhões de usuários, a plataforma está se transformando no grande HUB do império Zuckerberg. Estar lá, em total sintonia com o Insta, é recomendável... Mas o custo benefício para impulsionamentos está cada vez menos atrativo.


-Mantenha coerência com Site e Insta
Uma vez que o Face não é mais a bola da vez na rede, devemos utilizá-lo de forma inteligente. Recomenda-se manter a mesma frequência das postagens do Insta, e total sintonia com o layout do Site. O Face agora é canal de passagem, não mais o destino dos usuários. Impulsionar...? somente se sua estratégia abraçar o PA da plataforma.


-Pode ser uma alternativa para captação!
Tanto a frequência, como o PA do Face, foram gradualmente sendo transferidos para o Insta. Ali encontramos um público de maior faixa etária e, especialmente, o público empresarial. As ferramentas de captação (formulários de cadastro) se mostram eficazes.

Dica:
Mantenha coerência com postagem do Insta
---------------------------------------------

4- YOUTUBE

No processo de fidelização digital o YOUTUBE é um elemento de CONTEÚDO.


-O foco é conteúdo!
Sim! Esta é a plataforma mais poderosa para hospedar conteúdo audiovisual. É fácil de gerenciar, aberta, gratuita e eficiente. Porém, a não ser que você seja ou pretenda ser um Youtuber, não coloque todas as suas fichas aqui! Utilize apenas como estoque.


-O público efetivo não te busca aqui...
Você e/ou seu produto precisam gerar tráfego e fluxo de prospects. O usuário vai transitar pelas estradas que você criar para entender seu valor! Os vídeos do Y são conteúdos e materiais de apoio que devem ser utilizados nos seus mais diversos elementos digitais. Aqui você estoca... mas o consumo será realizado nas etapas de sua estrada virtual.


-Tudo depende do que você vende
Recomenda-se conteúdos de até 10 minutos, publicados semanalmente. Mas a regra é feita conforme o produto... Quanto mais complexo, maior a duração, com menor frequência. Quanto menos complexo, vídeos mais curtos e mais frequentes.

Dica:
Se o foco é conteúdo, não seja mais do mesmo! 

---------------------------------------------

5- BLOG

No processo de fidelização digital o BLOG é um elemento de CONTEÚDO.

-Blog: o queridinho da busca orgânica
A vantagem do Blog é que ele permite tudo: áudio, vídeo e texto. Apresentando um conteúdo de qualidade, com as palavras-chave certas, é aqui que o Google trará clientes de graça (ou quase de graça) para seu projeto. Por este motivo, seu Blog precisa de técnica, carinho e dedicação.

-Se o usuário chegou até aqui...
É porque ele tem grande interesse neste assunto! Explore a curiosidade do prospect. Ofereça links, popups, direcionamentos... enfim, use o Blog para que seu cliente transite pelas estradas virtuais que você criou: mostre seu valor! Ele não comprará nada se não perceber que vale a pena. 

-Ganhe $ de formas alternativas
O objetivo é mostrar seu conhecimento, envolver o usuário e conduzi-lo por suas estradas. Mas se o trabalho for realmente bem feito, você receberá ofertas para expor anúncios em seu Blog. Já vi muitos ganharem mais $ assim, do que com os próprios produtos...


Dica:
Prepare seus posts para todos os gostos: 
texto, podcasts e vídeos! 
---------------------------------------------

6- GOOGLE ADS

No processo de fidelização digital o Google ADS é um elemento de MARKETING.

-Tiro certo, mas com ressalvas...
Ao anunciar no Google você pula uma série de etapas no funil de vendas... Isso porque o ADS é tão específico ao encontrar leads, que eles clicam nos anúncios quase que imediatamente (se for um bom anúncio, claro!). E isso pode ser bom, ou ruim...


-Pode ser a melhor decisão!
Caso seu produto esteja 100% redondo, suas plataformas alinhadas, preço e condições adequados e seu anúncio estiver bem equilibrado para acessar o público exato, o Ads é de fato a melhor forma de MKT/Venda.


-Pode ser um poço sem fundo...
Caso seu produto, suas plataformas, seu preço e condições não estejam 100% redondos, é provável que você gaste uma soma razoável em vão... embriagado pelo efeito “bate e volta” que gera um tal de “pseudo tráfego”.


Dica:
Anuncie valores baixos nos primeiros 7 dias (entre R$ 10 e R$ 15) 
---------------------------------------------

7- PÁGINAS DE CAPTAÇÃO

No processo de fidelização digital as páginas cadastrais são elementos de CAPTAÇÃO.

-Uma boa captação, é melhor que uma venda isolada
Ao captarmos um LEAD, devemos ter em conta que houve uma filtragem... um funil estratégico para trazer a pessoa certa ao seu negócio. Ter esse cliente numa base que permita comunicação permanente com ele para 1, 2, 3 ou quantos produtos em potencial você lançar é mais vantajoso que realizar uma venda única sem sequer ter criado um bom relacionamento.

-O que é captação?
É conquistar o cadastro de um LEAD. Trata-se do resultado de suas estratégias, investimentos e do grande esforço para alcançar clientes potenciais. Captar se resume na ação do lead se cadastrar em sua plataforma, permitindo comunicação.


-Mostrar valor dá mais retorno que vender
Ofereça produtos e alcance clientes...Compartilhe valor, e conquiste parceiros!


Dica:
É recomendável utilizar páginas de Captação unificadas a plataforma principal
---------------------------------------------

8- MÁQUINAS

No processo de fidelização digital as MÁQUINAS são plataformas para GESTÃO DOS LEADS.

-Por quê máquinas?
É humanamente impossível garantir uma comunicação impecável com milhares de clientes simultaneamente. Porém, digitalmente, isso é possível... Fidelizar é uma arte que envolve, além do produto/serviço perfeito, atendimento imediato e competente. 

-Efeito cascata...
É preciso extrema cautela ao organizar todo o processo, pois um erro pequeno acaba gerando um efeito dominó de links errados, leads encaminhados erroneamente, etc.

-O que ela faz?
Recebe cadastros dos LEADS e inicia uma comunicação automatizada (porém humanizada) com cada um, chamando-os pelo nome. É possível programar quase tudo na máquina, desde e-mails, categorizações, até o envio de materiais e recompensas. É você sendo multiplicado por milhares.

Dica:
Mais importante que a máquina certa, é construir o caminho adequado
---------------------------------------------

9-RECOMPENSA

No processo de fidelização digital as RECOMPENSAS são elementos de CONQUISTA e GERAÇÃO DE VALOR.

-Muito mais que um brinde...
As recompensas representam uma série de estratégias agregadas numa ação única. Servem como:
-Isca para chamar a atenção do público;
-Gatilho para validar o cadastramento do lead;
-Forma gratuita de vender sua imagem e valor;
-Ação de RS por compartilhar conhecimentos gratuitos;
-Teste da imagem dos produtos e pessoas;
-Trampolim para debates, feedbacks, grupos, fóruns, etc.

-Na prática, o que entregamos?
Depende do que você vende! Pode ser um e-book, uma aula em vídeo, uma consultoria, um horário em sua agenda, uma degustação, um produto físico, uma experiência parcial, uma visita guiada... enfim, tudo que gerar valor!

-Ofereça de coração aberto
Por mais que a estratégia seja uma venda posterior, evite terminantemente expressar isso. O segredo é oferecer gratuitamente... e a venda será uma consequência natural de sua competência!


Dica:
Garanta uma qualidade ímpar na recompensa, pois este é seu cartão de visita 
---------------------------------------------

10- RELACIONAMENTO

No processo de fidelização digital o RELACIONAMENTO é uma estratégia de ENVOLVIMENTO e VENDA.

-Aqui está o “elixir” da fidelização
Relacionamento! Trocar informações, se abrir aos questionamentos, oferecer transparência e elegância na comunicação... são fatores essenciais para que o LEAD converta-se num cliente. Sempre reflita sobre como você gostaria de ser abordado, antes de abordar...

-“Venda” sem vender
Esse é o desafio que gera resultados. Evite falar de valores, parcelamento, comparação com a concorrência... No mundo digital os clientes já sabem essas informações. Procure inicialmente focar em qualidade, resultados, experiências de clientes. Deixe que o Lead compre por decisão consciente dele.

-Como acontece essa comunicação?
Depende das características do seu público! E-mail, Insta, Face, Whats, SMS, ligação, visitas... Essas são as modalidades mais utilizadas. Formatos híbridos dão muito resultado!

Dica:
Educação, respeito e calma!
Se você encher o cliente de ofertas, ele vai se encher de você!
---------------------------------------------

11- VENDA

No processo de fidelização digital a VENDA é o objetivo da estratégia, mas não o PONTO FINAL.

-Mundo físico ou virtual
Loja ou plataforma de venda? Não importa a modalidade, o objetivo é o mesmo: trazer o lead até aqui, realizar uma boa venda e vender sempre!

-Uma venda não encerra sua responsabilidade
Chegou até aqui? Garanta competência permanentemente! Seus atuais clientes precisam de você, e certamente atuarão como vendedores de seus produtos.

-Aqui sim: toda a informação possível!
Se você conseguiu trazer o lead até aqui, é porque houve geração de valor, curiosidade e motivação. Não hesite neste ponto em esclarecer toda e qualquer informação possível para que a compra (case se efetive) seja consciente e transparente. Valores, parcelas, prazos, entregas, tudo! Quanto mais você explicar, menos terá de retrabalho e devolução. Seja físico ou virtual...

Dica:
Mantenha comunicação até com os leads que já compraram de você!
---------------------------------------------

Em resumo...

Como podemos compreender, por trás de plataformas, redes sociais e APPs há muita técnica, estratégia e profissionalismo. Construir seu próprio caminho virtual requer disciplina e, mesmo que você não tenha habilidades tecnológicas mínimas para desenvolvê-lo, a rede oferece uma infinidade de cursos, tutoriais e conteúdos de qualidade. E claro, o Brasil é celeiro de excelentes profissionais nessa área: busque um parceiro e faça acontecer! Conheça o curso MKT Digital: a Máquina da Fidelização!


Você conhece o Programa Alavancar?

É um ciclo de aprendizado técnico com foco em pesquisaestratégia mercadologia que, mesmo estruturado numa coerência sequencial, tem excelente aproveitamento de forma independente. Cada um dos 5 cursos (metodologias autorais) compartilha experiências, procedimentos e materiais que simplificam a aplicação das melhores práticas da gestão empresarial




Confira aqui algumas partes de meu curso gratuito, que pode ajudar na sua construção digital!! 






Acesse meu curso gratuito 

#ficaAdica


O mundo continua girando, outros ciclos se iniciam e devemos construir novas estradas: 

que sejam digitais!!!


Cadastre-se no Blog e receba postagens atualizadas!


Essa é a ideia! Compartilhar tudo!


Mauricio Chiecco - Programa Alavancar

            

Comentários

Mais lidas!

Coronavírus e as Pequenas Empresas: o que fazer?

Coronavírus e as Pequenas Empresas: o que fazer?                                                                                                                                                          Acompanhe em PODCAST Olá, eu sou Mauricio Chiecco,  criador do  Programa Alavancar ! Estamos vivendo uma drástica situação pandêmica causada pelo COVID-19 , que se agrava por desestabilizar a economia mundial e, certamente, a brasileira.  Diante desta condição os pequenos negócios acabam por sofrer com maior intensidade o impacto negativo, uma vez que são mais vulneráveis à oscilações de curto e médio prazo.  Clique  e acesse um curso gratuito de  Gestão Empresarial . Diante desta realidade, o que é possível fazer para salvar nossos empreendimentos? Não há uma resposta exata para este questionamento, e se você ouvir alguma solução milagrosa, não caia em ciladas. O que mais afeta este cenário, é que não temos cenários exatos, compreende? Não há perspectivas assert

SWOT 8Q: A evolução da Análise SWOT!

SWOT 8Q: A evolução da Análise SWOT!                                                                                                                                                          Acompanhe em PODCAST Olá, eu sou Mauricio Chiecco,  criador do  Programa Alavancar ! Você já ouviu falar em SWOT 8Q ?  Provavelmente não! Atuando como consultor empresarial há mais de 15 anos, me aprofundei intensamente na Análise SWOT, esta fantástica ferramenta de  Gestão Empresarial . Após diversas aplicações da SWOT em empresas por todo o Brasil, há cerca de 8 anos iniciei uma transformação na forma de compreendê-la e aplicá-la. Por mais que o método tradicional seja interessante e apresente boa amplitude analítica, meus trabalhos de consultoria  e pesquisa de marketing foram se tornando cada vez mais complexos, exigindo modelos ainda mais elaborados para auxiliar em tomadas de decisão que envolvem, em muitos casos, milhões de reais. E assim fui gradualmente concebendo

CORONAVÍRUS: Como a Consultoria Empresarial pode fazer a diferença?!

Em tempos de crise, a Consultoria Empresarial pode fazer a diferença: seja um consultor!                                                                                                                                                          Acompanhe em PODCAST Olá, eu sou Mauricio Chiecco,  criador do  Programa Alavancar ! Com a pandemia do Coronavírus (COVID-19) , o mundo vive um período de grave crise que permeia diversos setores da vida humana: saúde, economia, relações sociais, finanças familiares, além de tantos outros. Em meio a essa catástrofe global os micro, pequenos e médios negócios acabam por ser os mais atingidos, uma vez que são sensivelmente vulneráveis a oscilações de faturamento de curto e médio prazo.  Aos que respiram o mundo da gestão empresarial , é fácil compreender que os pequenos negócios possuem uma dinâmica muito focada na rotina, no dia-a-dia das atividades. Isso acaba por torná-los extremamente dependentes do fluxo financeiro de c